ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA

1ª Circular

De 08 a 11 de dezembro de 2022
Belém – PA

Em dezembro de 2022, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Geografia Agrária acontecerá no norte do Brasil, na Amazônia. Será um momento importante para nos encontrarmos, discutir e fortalecer, diante de uma conjuntura que tem afetado a todas e todos que se empenham em pesquisar, especialmente aqueles que colocam essa pesquisa a serviço de povos e comunidades subalternas.
A realização do ENGA na Amazônia sublinha os desafios atuais que o país enfrenta. O tema escolhido para o encontro é “As geografias agrárias a partir da Panamazônia: lutas socioambientais e fronteiras do capital no Brasil”. Esperamos com ele construir uma discussão que, desde a coletividade, assume o desafio de pensar o Brasil e a panamazônia desde a geografia agrária, sabendo que a estrutura agrária continua atualíssima para refletirmos sobre as lutas e jogos de poder em curso.
Desde o XXIV ENGA (Dourados/MS), com a escolha de Belém para receber esse encontro que tem contribuído com a geografia há mais de três décadas, começamos um muxirum para construção do XXV ENGA, esperamos todas e todos em Belém, junto às muitas parcerias, apostando mais uma vez na coletividade talhada nesse jeito nosso, amazônida, de fazer luta esperançada, trabalho festejado, práxis engajada.
Nessa perspectiva, a Comissão organizadora do XXV ENGA convoca a comunidade acadêmica, lideranças, movimentos sociais, populações tradicionais e pesquisadores a participarem desse evento que terá as seguintes temáticas na programação:

Acesse a circular completa

Maiores informações sobre a estrutura do evento constarão nas próximas circulares do ENGA e no site do evento

Contatos e dúvidas pelo e-mail: enga2020geral@gmail.com
Coordenação do XXV Encontro Nacional de Geografia Agrária
Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia (GPTCAUEPA)