COMUNICADO XXV ENGA

Saudações agraristas à todas e todos!

Esperamos que estejam com saúde e se cuidando e que nosso 2021 seja um ano não só de contradições acentuadas, mas de vitórias das classes e povos oprimidos no campo brasileiro.

Ontem, dia 17/01, Mônica Calazans, mulher negra e enfermeira foi vacinada em São Paulo (SP). Hoje, dia 18, temos uma manhã nublada com a partida do companheiro Cláudio Rendeiro, criador do personagem “Epaminondas Gustavo” e apoiador da Educação do Campo no Pará, partiu para outro plano deixando saudades sem tamanho.

Nós, da coordenação do XXV Encontro Nacional de Geografia Agrária, acompanhamos estes eventos e todos os outros discernindo como realizar nosso encontro, cientes de que no campo as problemáticas se mostram mais descaradas e ao mesmo tempo mais complexas, da liberação de veneno e fogo à paralisia na demarcação de territórios de povos tradicionais e da reforma agrária.

Após reuniões, comunicamos que em abril realizaremos o 1º ENGA virtual, nos dias 7 a 11 do ano corrente. As atividades serão à noite e abertas ao público, na estrutura de transmissão on-line em diferentes plataformas.

O ENGA virtual, porém, será também a prévia do XXV ENGA presencial, pois diante da complexidade das temáticas do agrário no Brasil, entendemos ser importante buscar viabilizar, ou pelo menos, não descartar o evento presencial, mantido o tema “As Geografias Agrárias a partir da Panamazônia: Lutas Socioambientais e Fronteiras do Capital no Brasil”.

Assim, ao final do ENGA virtual haverá uma plenária que deverá encaminhar a melhor data e outros detalhes importantes do XXV ENGA presencial. Até lá, possivelmente, teremos mais claro o plano nacional de vacinação e as estratégias nos diferentes estados da federação, com papel fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) e de pesquisadoras e pesquisadores, trabalhadoras e trabalhadores empenhados nos mais diversos campos para frear a mortandade em curso no país.

Como diz a canção, que possamos levar esse sorriso, porque já choramos demais. Venceremos.

Coordenação do XXV ENGA, 18 de janeiro de 2021.